terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viver é um livro às avessas

Será que é possível viver uma história começando pela última página? Rasgando algumas, rasurando outras, e finalizando como quiser. Parece que apesar da minha mente sistemática tudo na minha vida caminha no rumo contrário, tende à desordem, e no fim acaba bem.

Certa vez eu li um livro pelo final, com páginas misturadas e não numeradas...em francês! Foi mera inocência minha e um erro do homem da copiadora. E por incrível que pareça só me dei conta do erro quando estava na metade, deu pra montar o quebra cabeça, e entender tudo sem perder nada. Isso sempre me deixou curiosa por ler e escrever histórias ao contrário, histórias de vida, por que não?

Confesso que tenho preguiça de ler histórias, prefiro os resumos que permitem que minha imaginação crie os detalhes como quiser. Essa preguiça se estende pra vida. Parece que tudo é tão curto...tão fugaz. E minha imaginação se encarrega de criar belezas que passaram despercebidas pelos acontecimentos.

Isso não é bom. Procuro me esforçar para viver apenas o que a vida me oferece, na ordem cronológica massante do destino,  luto para não me ater ao passado, e não planejar o futuro. Assim torno meus dias lentos e escuros, como se nem mesmo o vento pusesse algum movimento.

Então deixo pra lá, pelo menos por um instante. Distorço o mundo como bem entendo e tento ser feliz. Se este é o único jeito...deixarei que coisas erradas aconteçam, que os personagens surjam na hora errada e que eu tenha a liberdade de finalizar um capítulo como quiser, sem nenhuma relação com a idéia seguinte. Vou viver.

2 comentários:

  1. Os seus dias só estão lentos e escuros porque você luta para não se ater ao passado e para não planejar o futuro.
    Há um vazio, então. Ninguém começa a viver hoje para hoje também começar a padecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Aí às vezes me revolto e deixo que os sonhos invadam a realidade. Ainda que eu não crie mais tantas expectativas quanto ao meu futuro, sonhar faz bem.

      Excluir