sábado, 1 de setembro de 2012

Aprender...sempre


Viver é dar a volta ao mundo a pé. Não tem jeito. Há constatações obvias que só assimilamos, de fato, quando vemos acontecer em nossas vidas. Todos trilhamos o mesmo caminho. Uns mais depressa, outros, contando as pedras no caminho. Pouco adianta escutar reflexões alheias, frases feitas e conselhos do que não vivemos. É preciso passar.

Neste meu lento percurso aprendi que para conseguir o que quero, às vezes é necessário mudar os desejos. Aprendi (aprendizado constante) que devo sempre cuidar do jardim, e não chorar pelas borboletas que nasceram, cresceram e voaram.

Tenho aprendido a dar valor às coisas que realmente importam enquanto as temos. Depois não adiantará lamentar o que se foi ou correr atrás do que não serve mais.

Aprendi amargamente que me arrepender do que não fiz dói mais que o peso de uma decisão equivocada.

Pude entender também, que apesar de viver a vida como se navegasse o oceano sozinha em uma canoa (não sei se já escrevi sobre isso...ilhas desertas, companheiros de viagens, convivências efêmeras), Deus nunca mudará, e nunca me deixará. Ele tem me acompanhado nesta viagem desde o início, e meu erro foi, muitas vezes, não poder enxergá-lo e preferir falar sozinha a falar com Ele.

Falando sozinha (pensando, na realidade), aprendi a sempre revisar meus atos errados com aquilo que sei e não aplico. Aprendi que essa sensação de parecer mais imatura a cada dia nada mais é que o reconhecimento da necessidade de aprendizado, vivências, experiências. Saber o que perguntar da vida.

"Só sei que nada sei." Não lembro quem disse isso.

Ainda não aprendi a ser feliz. Mas nisso consiste o meu percurso. Para isso tenho uma frase feita perfeitamente aplicável:

"A felicidade não está no fim do caminho, mas no rumo que percorremos para alcançá-la".

Espero viver o suficiente para ainda ter a chance de viver prazeres que não tive, dizer coisas bonitas que não disse, e receber no meu jardim as borboletas que rejeitei... Talvez eu não consiga ter de volta o que deixei passar, mas aprenda a reconhecer a felicidade quando esbarrar nela novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário